A nutrição animal na fazenda bama

Além da parceria com a Embrapa Gado de Corte – Programa Geneplus, a Fazenda Bama, desde 2001, conta com a assessoria do Dr. Luiz Carlos Tayarol Martin, Zootecnista, mestre em Nutrição de Ruminantes pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. O objetivo inicial era aperfeiçoar o confinamento já existente (600 animais), bem como a suplementação dos animais na época da seca. Percebendo que a fazenda necessitava de melhoria mais ampla na área nutricional a fim de explorar o melhoramento genético dos animais pelo sistema Embrapa-Geneplus, o trabalho foi estendido para as áreas de manejo de pastagem.

 Ao longo dos anos, até os dias atuais, o rebanho foi melhorando gradativamente, em função das mudanças implementadas nas dietas nutricionais. O grande salto, no entanto, foi com a implantação de um sistema de pastejo rotacionado, para manejo de todas as categorias de recria da fazenda.

Nesse manejo, os machos são confinados no início da estação seca, abrindo espaço para os lotes de desmama seguintes. As fêmeas são levadas para a estação reprodutiva, sendo que as de descarte são direcionadas ao abate. Segundo o Dr. Tayarol, no resultado desse sistema de pastejo houve um aumento de 22% na taxa de lotação da fazenda, e isto, associado ao confinamento atual de 5.000 animais, foi possível aumentar a taxa de desfrute para 31%, que representa um índice seguro de produtividade para uma propriedade de ciclo completo, como é o caso da Fazenda Bama.

 Abate de animais jovens, com qualidade excelente de carne e produção de touros a pasto com garantia de funcionabilidade reprodutiva e comportamental, são os resultados dos investimentos realizados pela J. L. Agropecuária, durante todos esses anos, com enfoque no melhoramento da qualidade genética do plantel e na nutrição animal.