Ultrassonografia de carcaça e carne Agregando valor na seleção do rebanho da fazenda bama

A Fazenda Bama iniciou o trabalho de Ultrassonografia de Carcaça e Carne em 2007 e, em 2011 tomou como obrigatório o uso desta ferramenta no processo de Seleção do rebanho, buscando maior confiabilidade na identificação de animais geneticamente superiores. Os animais são avaliados em idade determinada pelo programa Geneplus Embrapa e os dados são utilizados para estimar DEP’s de Carcaça. As medidas de tomadas nos animais vivos, usadas na avaliação de carcaça são: Área de olho de lombo (AOL); Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e na Garupa/Picanha (EGG); e Marmoreio da Carne (MAR), relacionadas ao potencial genético de musculosidade e rendimento de cortes cárneos; precocidade sexual e de terminação (abate); e qualidade de carne, respectivamente. Devido à alta precisão da técnica, os animais são avaliados uma única vez na vida.

Como as características AOL, EGS/EGG e MAR apresentam de média a alta herdabilidade, são utilizadas, com segurança, na seleção dentro de rebanhos, bem como em programas de melhoramento genético. Também estão presentes em avaliações de Provas de Ganho de Peso ou em Centrais de Reprodutores,, agregando maior acurácia nos índices de classificação dos animais.
Neste contexto, a identificação de Reprodutores e Matrizes, que aumentam a produção de carne e rendimento de carcaça do rebanho e/ou reduzem a idade de abate de seus produtos, torna-se imprescindível por aumentar a rentabilidade da atividade da “porteira para dentro”. Com base na avaliação genética de características de carcaça e carne, notamos crescente evolução no rebanho Bama. A busca por animais Superiores foi evidenciada em 2015, quando os animais apresentaram maior equilíbrio na composição da carcaça. Animais oriundos da Fazenda Bama estão aptos, certamente, para produzir filhos com carcaça pesada, em menor tempo e com menor custo de produção.

 No rebanho Nelore da Fazenda Bama foram encontrados animais com marmoreio da carne superior à média da raça. Sabe-se que o marmoreio é fundamental para sabor e suculência, principalmente quando a carne é consumida grelhada (churrasco). O paradigma que a raça Nelore não produz carne com marmoreio já foi desmistificado. Selecionando de forma correta, em futuro próximo, será possível produzir carne com marmoreio em animais Nelore. Com quase 2000 animais da raça Nelore, avaliados ao Sobreano (idade determinada pelo Geneplus Embrapa), a Fazenda Bama mantém o comprometimento de investir em tecnologias promissoras que agregam no processo de seleção, contribuindo para o crescimento da pecuária eficiente e lucrativa da região.  

*Ana Elisa Bardi é médica veterinária, diretora técnica da empresa PECUS - Tecnologia para Pecuária - que faz parte da maior rede de prestação de serviços de Carcaça do Brasil - Rede DGT Brasil.