Fazenda Bama consegue bons índices de lucratividade com a raça Senepol

A Fazenda Bama que fica localizada a 63 km da sede do município vem desenvolvendo um trabalho de seleção e melhoramento da raça senepol que se destaca em nível de Brasil. Resultado de um trabalho intenso e de um alto profissionalismo.


A empresa vem obtendo índices de produção cada vez mais apurados. O Zootecnista  da empresa Walber Mendonça Onorato, recebeu o Juaranet e falou sobre os resultados que a Fazenda vem obtendo. A fazenda BAMA já produz o senepol a cerca de sete anos, quando importou dos EUA o que havia de melhor da raça.


Quando um dos diretores da empresa juntamente com os técnicos  da EMBRAPA, foram aos Estados Unidos com o objetivo de visitar fazendas que criavam a raça senepol, e acabaram  importando do maior criador americano  embriões de machos e fêmeas P.O.I. (Puro de Origem Internacional) e realizando as transferências de embrião na Fazenda aqui de Juara.



O senepol é tido com uma raça precoce que oferece acabamento de carcaça mais cedo.  Walber relatou que este foi o primeiro abate de caráter técnico que a Fazenda Bama realizou com a raça senepol, onde foi possível verificar realmente a precocidade e o acabamento que os animais dessa raça proporcionam. Os resultados surpreenderam e confirmaram a expectativa da Fazenda.


Foram abatidos 129 animais ½ sangue senepol/nelore onde atingiram um índice diferenciado de 53% de rendimento de carcaça com uma média de 18 arrobas aos 22 meses de idade, que se diferenciaram pela qualidade da carne e do grau de acabamento que animais apresentaram. Nesse abate foi possível mensurar a precocidade, a qualidade e a homogeneidade das carcaças que vai de encontro com o que a indústria frigorifica e o mercado consumidor de carne esta priorizando na atualidade, relatou o zootecnista  Walber. Outra particularidade do senepol, é oferecer uma carne bem equilibrada tanto de gordura de acabamento como gordura de marmoreio que é comercialmente  muito procurada pela mercado.



A fazenda Bama é a única empresa que comercializa reprodutores da raça senepol do Vale do Arinos e vem assim atingindo níveis de excelência e qualidade se tornando referência em decorrência de um trabalho técnico apurado e pela sua parceira com a Embraba Geneplus no melhoramento genético com bons investimentos na área de reprodução, fazendo também com que Juara, conhecida como a capital do gado, com mais de 926 mil cabeças, se torne também conhecida como a região aonde o senepol vem despontando e ganhando mercado em decorrência da qualidade e atendendo as exigências do mercado da carne a nível mundial.


Confira abaixo através do vídeo o abate técnico de senepol realizado em Juara.